Blink - "Decidir num piscar de olhos"

Há algum tempo andava com vontade de regressar às leituras mas não estava inspirada para escolher nenhum livro, um dia ao olhar para a "biblioteca" do meu irmão pedi emprestado o "Blink" de Malcolm Gladwell.

O livro, que não é nenhuma história, tem um lado QB de científico e está centrado em um conjunto de pequenos acontecimentos que ajudam a explicar em parte o que esta por detrás da nossa capacidade de decisão, especialmente nas escolhas que fazemos em um piscar de olhos.

Talvez alguns já tenham passado por alguma das situações descritas, ou já se tenham perguntado porque é que reagimos de certa forma perante determinada situação ou, como é que não fomos capazes de ver aquilo que está à vista de todos. E, é na resposta a esta questões que o livro nos agarra, pois em boa verdade não há simplicidade nem dificuldade nas decisões, nem todas fazem sentido quando são tomadas, o interessante está simplesmente na capacidade de pôr tudo em perspectiva.

"Blink" não é o livro a que eu chamaria um "abre-olhos" mas é sem duvida um livro que nos ajuda a compreender o nosso poder de decisão e a forma como os primeiros segundos a podem influenciar para sempre, por mais que às vezes tentemos negar.

Olhando para mim que sou uma pessoa que pensa imenso, que analisa demais, achei de todo muito curiosa a conclusão a que o livro nos faz chegar, mas não vou ser ser spoiler para quem ainda não teve a oportunidade de ler! A verdade é que uma das maiores decisões da minha vida, a compra da minha casa, e que deveria ter sido uma decisão pensada e repensada, super analisada e cheia de informação recolhida, não foi, foi simplesmente uma decisão feita num piscar de olhos e agora percebo porque!


Sem comentários