Mundet Factory | Estou em casa


A última novidade da restauração, fica no Seixal, que já merecia um espaço assim e chama-se: Mundet Factory

A Mundet para quem não sabe é uma antiga corticeira que teve um papel muito importante no desenvolvimento e crescimento do Seixal, durante algumas décadas até 1988, ano em que fechou portas.
Desde essa altura e como acontece, quase sempre, foi deixada ao abandono, tendo a Câmara Municipal sua proprietária feito algum investimento mas não o suficiente. No entanto, cumpre dizer que a Mundet serviu durante cerca de 20 anos como base náutica ao Agrupamento de Escuteiros Marítimos, até que na última primavera receberam ordem de despejo, por parte da Câmara Municipal do Seixal, e assim tiveram de abandonar o local sem que tivesse sido dada uma alternativa viável [sad story].

Mas voltemos ao Mundet Factory, o restaurante fica nos antigos refeitórios da Mundet, num espaço amplo, que se divide em dois, o bar e o restaurante e que foi cuidadosamente decorado.

Diz que este restaurante é worldfood, pizzas na lenha e cocktails, mas eu acho que é uma grande salganhada, ou seja, não me identifiquei com tanta dispersão geográfica que no fim acaba por estar mal sinalizada no Globo. Assim, na dúvida, optei por uma pizza, que são conhecidas por ter origem italiana, mas que afinal ali têm nomes de meninas portuguesas. As pizzas não eram más mas não eram fantásticas. [tenho um problema... pizza is my best friend por isso sou muito crítica], mas posso dizer, que apesar de não ter apreciado o dip de entrada, gostei muito da banana frita finamente cortada.

Quanto ao serviço, como em qualquer casa que está a começar, é preciso afinar o mesmo, e investir um pouco em formar os empregados, é que o atendimento pode querer-se descontraído mas há que saber fazê-lo bem, por exemplo o vinho não se serve por cima do prato de quem come, o couvert ou se leva quando se traz o prato ou então só vai no fim, ou seja, não se interrompe a conversa para perguntar se se pode levar, enfim, pequenos nadas que podem ser muito melhorados.

Mas o que me fez render por completo foi a decoração do espaço, que mantém os traços fabris e que dá, agora sim, identidade ao espaço. No bar, destaca-se a instalação de rodas dentadas junto às prateleiras que se enchem de garrafas, e a mistura de elementos antigos que fazem lembrar espaços como o Lx Factory. Na zona do restaurante destaque para os sobreiros e para os apontamentos em cortiça, que para quem é da terra, fazem sentir um pouco da história.

Posto isto vou voltar, vou voltar para beber um copo e vou voltar para jantar, pois tenho a certeza que tudo o que agora correu menos bem vai ser superado. Este é um sitio bonito e os sítios bonitos são para ser partilhados, e em boa verdade, a Margem Sul já merecia um lugar assim!




[♥] Nota para este magnífico pôr do sol, que não precisa de filtros e que é o mais bonito de todos, por mais voltas que possa dar neste Mundo



1 comentário

  1. Bom dia!

    Gostaria de começar por agradecer a sua visita ao nosso espaço. É com enorme satisfação que nos apercebemos de que se sentiu em casa. Essa é uma das nossas missões, fazer com que os clientes sintam que estão mesmo em casa.

    Agradecemos também a sua crítica pois pretendemos melhorar a cada dia que passa. Aproveito a ocasião para falar um pouco mais do projecto, de modo a que perceba melhor alguns detalhes que menciona. A começar pela nossa carta. A carta foi cuidadosamente escolhida. E a worldfood têm um significado especial pois os nossos destinos gastronómicos fazem parte de antigas rotas comerciais da Mundet & Sons. Daí a escolha dos destinos. Na próxima visita termos todo o gosto em explicar-lhe ainda melhor esta situação.

    Quanto à decoração, de que gostou. Por exemplo, a mesa onde esteve é original. Ou seja, já fazia parte dos refeitórios da Mundet. Sofreu apenas uma pequena alteração pois eram muito altas. No bar, e como é possível ver numa das suas fotografias, foi aproveitada o "tapete" onde era movimentada a cortiça. As portas são também as de origem.

    Ficamos a aguardar pela sua próxima visita que será certamente melhor do que a primeira.

    Obrigado mais uma vez.

    Mundet Factory

    ResponderEliminar