Obrigada BP... Obrigada Escutismo


Hoje o escutismo está de parabéns pois é o dia do seu fundador, Baden Powell

Partilho convosco um texto "Porquê contratar uma pessoa que tenha sido escuteira?" com origem na Forbes. Partilho porque sou Escuteira há 25 anos e me revejo em cada linha do que foi escrito, partilho porque foi uma partilha de uma irmã escuta que cruzou o meu caminho no mundo empresarial.

O Escutismo é uma escola, que nos ensina [desde muito cedo para os que chegam com a tenra idade de 6 anos mas também aqueles que vão chegando ao longo dos anos], valores e princípios que se baseiam acima de tudo no compromisso e no cumprimento da palavra dada [1ª Lei - A honra do Escuta inspira confiança]. O Escutismo ensina-nos a assumir formas de estar, que constituem skills importantíssimos na vida adulta e no mundo do trabalho. 

O Escuteiro aprende desde cedo o que são hierarquias e a respeitá-las, aprende a viver numa equipa em que para tudo funcionar cada um tem o seu papel, a sua função e a sua responsabilidade. São pessoas desenrascadas, cheias de recursos e muito criativas, que não aceitam a palavra "Impossível", preferem simplesmente transformá-la em "Im Possible", por isso são esforçadas, mas sabem que tudo o que fazem é dar sem medida e sem esperar recompensa.
Um Escuteiro é sem dúvida uma pessoa que sabe trabalhar por objectivos, e que reconhece a importância de avaliar para em seguida fazer melhor, pois aprende que é importante o contributo de todos para tornar o Mundo melhor do que o encontrou.

Nos dias de hoje, em que as crianças vivem muito fechadas em si próprias, em que as conversas fluem através de um ecrã, em que o medo de viver o ar livre é fruto da insegurança diária que nos chega através de todos os meios de comunicação, desafio os pais e os jovens a conhecer o Escutismo, o ideal e a fraternidade escutista, o sonho que há mais de 100 anos um Homem teve e que se tornou a maior associação de jovens no Mundo. Tenho a certeza que todas as crianças e jovens vão sair desta experiência mais ricas e mais fortes para o seu futuro e acima de tudo com um baú cheio de memórias que nenhuma outra experiência lhes poderia proporcionar.

BP disse um dia "Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis.", e acreditem que assim é. 

Sempre mais além!

outubro de 1992



Sem comentários