Happiness Project: afinal o que é

[Ler a ouvir: NEEDTOBREATHE | Happiness]

O Projecto Felicidade é inspirado no livro "Happiness Project" da autora Gretchen Rubin e foi editado em 2009.
Um dia dentro de um autocarro, a autora teve uma epifania e pensou que poderia ser mais feliz, mas não queria sê-lo à custa de decisões radicais, tinha de conseguir sê-lo no dia a dia, na vida que já tinha, recorrendo apenas a pequenas mudanças que tivessem apenas um objectivo: torná-la uma pessoa ainda mais feliz. E foi assim, que dedicou um ano da sua vida a trabalhar todos os dias a sua felicidade, através de um projecto onde em cada um dos meses se focou em uma área e a trabalhou através de pequenas resoluções que ligou às suas actividades diárias. E para que as suas acções e pensamentos estivessem ainda mais alinhados criou 12 Mandamentos e completou-os com 4 verdades magníficas:
1. To be happier, you have to think about feeling good, feeling bad, and feeling right, in an atmosphere of growth.
2. One of the best ways to make yourself happy is to make other people happy; One of the best ways to make other people happy is to be happy yourself.
3. The days are long, but the years are short
4. You’re not happy unless you think you’re happy. 

Resumindo, o Projecto Felicidade é um projecto a 12 meses, onde se define para cada mês uma área a trabalhar e são estabelecidas resoluções (concretas e mensuráveis) que são trabalhadas com o objectivo de me tornar mais feliz.

Então, para simplificar a mente que pode estar a querer complicar, vamos por partes:

1 - Para ser mais feliz, é preciso virar o meu mundo de pernas para o ar?!
Não! O objectivo é que não recorrendo a mudanças radicais se tome consciência daquilo que já temos e é a nossa vida e se trabalhe com o que se tem.

2 - Tenho de andar um ano nisto?
Não! O projecto original é para 12 meses em que se trabalham 12 áreas distintas, mas nada te impede que decidas fazer só 6, 3 ou até 1 mês ou que decidas só trabalhar 1 ou 2 áreas e que esse trabalho demore mais ou menos do que um mês. 

3 - Tenho de seguir a estrutura: área, resolução, mês?
Não! O projecto é teu e deve ser adaptado à tua pessoa. Há quem organize pelas estações do ano, há quem atribua cores aos meses, há quem tenha mantras definidos, enfim, tudo é possível desde que te sintas confortável com o teu projecto.

4 - Janeiro de 2018 já começou por isso já não vou a tempo?
Não! Ninguém diz que é para começar ao dia 1 de janeiro do ano, é um projecto e como tal, tu planeias em função de ti mesmo.

O Projecto Felicidade é de cada um e por isso deve respeitar o ritmo e os objectivos de cada. A autora dá-nos apenas ideias para arrancarmos, mas no fim, tudo é personalizável desde que o objectivo seja sermos mais felizes.

Como já falei aqui, em Portugal o desafio foi lançado pela Cláudia Fonseca do blog 'The Officinalis' através do seu podcast, neste episódio e neste episódio, e para manter vivo este projecto criou no Facebook o grupo Happiness Project Portugal 2018 onde se partilham as ideias e os projectos.

Se tiverem curiosidade em conhecer a autora e conhecer o tema da felicidade pelos 'olhos' da mesma podem saber mais no blog, numa palestra que deu, ou simplesmente lendo o livro (esgotado em português).







Sem comentários