podcast uma alternativa aos livros



Normalmente aproveito o meu tempo em transportes públicos para ler, mas há dias em que não me apetece, apetece-me mais olhar o que se passa lá fora, e foi assim que descobri o substituto ideal:  o podcast.
Já tinha ouvido falar, mas nunca me tinha dedicado a explorar o assunto, até que um dia decidi perceber o que era exactamente. De uma forma simples, o Podcast é um programa on-line, que pode ser em formato vídeo ou áudio, e onde se encontra de tudo um pouco, tal como na televisão. Existem podcast com foco em um tema, e que pode ser qualquer um, há de notícias, há de entrevistas, há monólogos enfim, tudo o que possam imaginar e que têm vontade de ouvir e conhecer, acreditem que vão encontrar no formato de podcast.
Para os ouvir, existem várias plataformas, eu utilizo a Overcast e estou bastante satisfeita, mas pelo que me parece funcionam todas de forma muito semelhante, basta subscrever um determinado canal, que é a forma como o podcaster (dono do podcast) publica os seus podcast e sempre que existe um novo episódio a aplicação faz o download do mesmo de forma automática ou manual conforme configurado e voilá está pronto para ver e/ou ouvir, mesmo sem ligação à internet, e é aqui que reside a grande maravilha deste mundo, depois de descarregado fica disponível para eu ouvir quando e onde quiser. Confesso que a parte menos positiva é que no telemóvel os podcast que descarrego ocupam um pouco de espaço e por isso só guardo mesmo aqueles que quero voltar a ouvir, mas à parte disso perfeito.
O top 3 do que tenho ouvido ultimamente:
Em português
[♥] Officina Podcast da Cláudia Fonseca
[♥] Mata-bicho com o Bruno Nogueira
[♥] M80 - Macaquinhos no Sotão
Em inglês
[♥] The Melissa Ambrosini Show
[♥] Happier with Gretchen Rubin
[♥] TED Talks DailyThe Tim Ferriss Show

Mas este é mais um mundo infinito, onde não se esgotam as opções e por isso vou procurando novos para ver se me interessam.

Desse lado, alguém também rendido aos podcast? E há sugestões para partilhar?

Sem comentários