Marie Kondo | a japa que mudou a minha vida


O mundo despertou para a Marie Kondo, com a série da Netflix ‘Marie Kondo: A magia da arrumação’ e sempre que se fala neste tema, há sempre uma pergunta que salta: Já viste?!
Não porque eu seja a desarrumação em pessoa, às vezes só um bocadinho, mas porque esta japa mudou a minha vida, corria o ano de 2016. Por isso, quando me perguntam se já vi a série, fazem-no porque há quase três anos que me ouvem falar nas maravilhas do método KonMari e, estão curiosos com a minha reacção à série.

Pois bem, se querem arrumar ao estilo Marie Kondo, leiam os livros, primeiro o ‘Arrume a sua casa, arrume a sua vida’ e depois o ‘Alegria’, vai fazer-vos muito mais sentido ler do que ver. Se tivesse começado por ver, acho que nunca poria o método em prática, porque como o Ricardo Araújo Pereira diz na sua Mixórdia de Temáticas - Ver arrumações. Diz que é um passatempo , ela parece chalupa, mas sabendo o que já sabia antes de ver a série, sei que o objectivo é ensinar a arrumar e não fazer o trabalho pelos outros, sei que arrumar é um acto pessoal em que só cada um pode decidir sobre o que vai e o que fica, e por fim sei que a necessidade de cumprimentar e agradecer, prende-se muito com questões culturais de uma sociedade diferente da nossa. 

Escrevi em 2016, um texto ‘Arrume a sua casa Arrume a sua vida... Nada mais certo!’, e se tivesse de o escrever hoje não substituiria uma só linha, a base do método KonMari é simples e tem resultados, vi com os meus próprios olhos as mudanças que teve no meu espaço e em mim enquanto pessoa, sim, eu era uma acumuladora, ainda sou um bocadinho confesso, mas cada vez menos e cada vez mais capaz de deixar ir determinadas coisas que já cumpriram a sua função. Acredito que seja difícil conseguir o resultado final ideal à primeira arrumação, e acredito que vamos apurando os sentidos de cada vez que repetimos, por isso, fiz a primeira vez em 2016 e desde ai que tenho repetido todos os anos.

Para quem procura um estilo de vida mais minimalista, mas não sabe por onde começar, comece por aplicar o método que a Marie Kondo ensina, é mais fácil depois (re)começar com menos coisas.

Se queres experimentar, começa pelos livros:
Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida
Alegria!







Foto original

Sem comentários