Sorrisos de Bombaim | Jaume Sanllorente



Nunca teria lido este livro se não fosse o Clube de Leitura 2019 by Cláudia, que no mês de janeiro desafiou a ler um livro sobre Sorrir, e nunca teria lido, porque apesar de ter a vontade, o desejo e a fé de que vou conhecer o Mundo, a Índia não está (para já) nos meus planos, por isso ler um livro sobre Bombaim nunca seria uma escolha imediata, mas sei agora que a verdadeira missão dos clubes de leituras, é nos desafiar a sair da nossa zona de conforto, arriscando em leituras que nunca faríamos e neste caso eu teria perdido um grande livro.

O livro Sorrisos de Bombaim (A viagem que mudou o meu destino), está escrito de forma muito simples mas numa linguagem provida de emoção e amor, que tocou fundo na minha alma, porque é genuína cada palavra, cada frase, cada história, cada capítulo e por isso quando comecei a ler, não consegui parar.

Sorrisos de Bombaim conta a história de Jaume Sanllorente, um espanhol sem pretensões de visitar a Índia mas que acaba por embarcar sozinho nessa viagem, sem saber que seria esse o destino que mudaria o seu destino.
No livro, vi a descrição de uma Índia que tanto me impressiona e que não me impele a conhecê-la, mas vi a coragem, a determinação, o amor e a fé de um homem que com pequenos grandes passos e muito sacrifício, fundou a ONG "Sorrisos de Bombaim", para diminuir as desigualdades dos ”intocáveis” e dar novas oportunidades de vida a estas crianças.

"Porque se dedicarmos a nossa vida a perseguir um sonho, a própria vida devolvê-lo-á transformado em realidade. E se esse sonho for dedicado a beneficiar os outros, o vento acabará sempre por soprar a nosso favor."

É uma história verdadeiramente inspiradora e um livro que pode ser lido por todos, mas principalmente por aqueles que pensam fazer trabalho de voluntariado, em países como a Índia, porque há coisas na vida que não devem ser feitas por caridade, mas sim com espírito de missão!

Como escuteira que fui, uma das frases de Baden-Powell que mais vezes cruzou o meu caminho foi: "Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes". Depois de ter terminado este livro, tenho a certeza que este é também o legado de Jaume Sanllorente, um mundo melhor do que aquele que encontrou.

Sonrisas de Bombay, El viaje que cambió mi destino | Jaume Sanllorente (2007) | Sextante Editora

Encontra na Wook: aqui


Sem comentários